TCC

Datas importantes para o alunos que apresentarão o trabalho de conclusão de curso:

  • 05 de junho – entrega do trabalho de conclusão de curso ( três cópias encadernadas);
  • 12 de junho - apresentação oral para a banca examinadora;
  • 28 de junho - entrega da versão corrigida dos trabalhos que ficaram pendentes;
  • 05 de julho - prazo limite para entrega da versão final em capa dura.
Clique abaixo para ler os resumos dos trabalhos apresentados e aprovados em cada semestre:

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Clique aqui para fazer o download do Manual do Trabalho de Conclusão de Curso 2012

De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física da UFVJM o trabalho de conclusão de curso (TCC) constitui-se de atividade curricular, devendo ser elaborado em consonância com os princípios e as diretrizes estabelecidas pela instituição e sob orientação de um professor. Trata-se de uma atividade acadêmica obrigatória e condição imprescindível à obtenção do diploma de graduação.

A elaboração do trabalho implica a escolha de um tema necessariamente relacionado às disciplinas desenvolvidas pelo estudante durante o seu curso. A linguagem deve seguir os padrões acadêmicos formais e toda informação e discussão devem ser sustentadas pelas referências bibliográficas. O desenvolvimento do TCC representa um momento em que o estudante demonstra as competências e habilidades desenvolvidas durante o curso em um projeto de caráter investigativo, crítico e reflexivo. Ele deve possibilitar ao aluno revelar seu domínio da área de Educação Física e sua capacidade de pesquisar, discutir e apresentar soluções criativas e inovadoras para os problemas encontrados em sua área de atuação profissional.

As diretrizes aqui apresentadas foram elaboradas sob a luz do Regulamento n° 03/2005 da  Coordenadoria Geral de Ensino da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que estabelece as normas para os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação da referida instituição de ensino.  O documento tem como finalidade auxiliar alunos e professores no processo de desenvolvimento e orientação das atividades. Espera-se que este material contenha as informações básicas acerca do desenvolvimento do TCC I (sétimo período) e TCC II (8º período).

CARACTERÍSTICAS DO TCC

O TCC do Curso da Educação Física da UFVJM poderá ser elaborado individualmente ou em duplas. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos na forma de monografia, projeto de iniciação científica ou artigo científico completo.

  • TRABALHO MONOGRÁFICO

Trabalho científico revestido de características especiais que aborda um único assunto ou único problema, com um tratamento específico. O trabalho monográfico poderá ser feito de forma direta (experimental ou descritiva) ou de forma indireta (documental ou bibliográfico).

  • PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto de iniciação científica que tenha sido concluído e devidamente registrado nos órgãos de pesquisa UFVJM.

  • ARTIGO CIENTÍFICO

Trabalho científico submetido a periódico integrante do sistema Qualis. Neste caso o professor orientador e o aluno devem ser autores do artigo submetido.

Independente da forma escolhida, todos os projetos de TCC que envolvam seres humanos e/ou risco à integridade física e moral do(s) sujeito(s) da pesquisa, não poderão ser iniciados antes da aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM.

DESENVOLVIMENTO DO TCC

O acompanhamento, organização e supervisão das atividades de TCC serão feitos pelos professores responsáveis das disciplinas de TCC I e II, respectivamente no sétimo e oitavo períodos. Essas disciplinas serão estruturadas em forma de aulas expositivas e seminários para a discussão sobre os projetos em desenvolvimento.

Assim como as demais disciplinas do curso, será exigida a freqüência mínima de 75% da carga horária total e um aproveitamento de 60% nos pontos distribuídos.

  • TCC 1 – SÉTIMO PERÍODO

As atividades do TCC I serão de fundamental importância para o resultado final do trabalho desenvolvido. Nesta fase os objetivos principais são:

  • Definição do professor orientador;
  • Delimitação do tema de estudo;
  • Elaboração do projeto de pesquisa.
  • TCC 2 – OITAVO  PERÍODO

O objetivo principal da disciplina de TCC II é dar o suporte ao aluno no processo de execução e apresentação do projeto de pesquisa. Espera-se que a disciplina seja um espaço de debate e trocas de idéias que auxiliem os alunos no processo de discussão dos resultados encontrados, assim como uma oportunidade para a preparação para a apresentação oral do TCC para a banca avaliadora.

PROFESSOR ORIENTADOR

O professor orientador tem a função de auxiliar o aluno no direcionamento do seu trabalho, motivando-o e acompanhando-o na elaboração e execução de seu projeto, sem, entretanto, desenvolver partes do trabalho para o aluno.

O orientador deve ser preferencialmente membro do corpo docente do curso de Educação física da UFVJM. Porém, professores de outros Departamentos da UFVJM podem desenvolver essa função. Recomenda-se que este professor tenha afinidade com o tema de TCC escolhido. Havendo a necessidade e a concordância do orientador o projeto poderá ter um co-orientador.

Cada professor poderá orientar no máximo 3 (três) trabalhos, simultaneamente. No anexo III do manual  de TCC apresentamos a relação de professores orientadores do Departamento de Educação Física e as suas respectivas áreas de interesse para o desenvolvimento de projetos:

São funções do orientador:

  • Orientar o aluno na elaboração do TCC;
  • Indicar o co-orientador, quando for o caso;
  • Diagnosticar problemas e dificuldades que estejam interferindo no desempenho do aluno e orientá-lo na busca de soluções;
  • Manter o coordenador de curso informado oficialmente sobre qualquer eventualidade nas atividades desenvolvidas pelo orientando, bem como solicitar providências que se fizerem necessárias ao atendimento do aluno.

A formalização do professor orientador de TCC é feita por meio da assinatura da “Carta de Aceite” (Anexo I do manual de TCC), onde o aluno apresenta seus dados, define o nome do orientador e o tema do seu projeto de pesquisa.

Cabe também ao professor orientador a liberação para que o trabalho seja apresentado oralmente para a banca avaliadora nas datas estabelecidas pela coordenação geral do TCC. Para isso, no ato da entrega das cópias a serem avaliadas os alunos deverão apresentar a “Ficha de Avaliação e Liberação do Orientador” (Anexo II do manual de tcc), devidamente assinada pelo orientador.

SITEMA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação do TCC será estruturado em dois momentos distintos: a avaliação do trabalho escrito e a apresentação oral, seguida de arguição perante banca avaliadora. Após essa avaliação, os membros da banca os alunos avaliados serão considerados aprovado, pendente ou reprovado.

  • TRABALHO ESCRITO

O trabalho deve se apresentar dentro de um padrão de formato e aparência. Sugere-se que sejam utilizadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT (2002).

O texto deve ser escrito de acordo com as normas técnicas de documentação, com objetividade e clareza. A objetividade, o vocabulário e a correção gramatical são fundamentais. Quanto à objetividade, devem-se evitar expressões como “eu acho” ou “eu penso”. É recomendável utilizar a forma impessoal, evitando a primeira pessoa. Os textos do TCC muitas vezes podem apresentar vocabulários específicos, trazendo terminologias próprias de cada área, no entanto deve-se preservar a clareza para que o leitor leigo possa compreender as idéias expostas. As citações também enriquecem o texto, dando a ele caráter de legitimidade baseado em trechos do texto dos autores que fundamentaram a execução do TCC. Também é importante observar a correção gramatical ao longo do texto e, se possível, fazer uma minuciosa revisão de ortografia, concordância e pontuação.

Observadas estas características e atentando-se para a coesão e a coerência entre as idéias, é possível realizar a confecção do texto científico do TCC, apresentando explicações claras e favorecendo a compreensão das idéias pelos leitores.

  • APRESENTAÇÃO ORAL

A banca avaliadora do TCC será constituída de 03 (três) membros e um suplente, sendo o orientador membro nato desta banca. Cabe á comissão organizadora do TCC a formação e convite aos membros avaliadores. Sempre que possível, os avaliadores serão definidos levando-se em consideração a proximidade entre a sua formação específica e o tema do TCC. O professor orientador poderá sugerir nomes e convidados para a composição da banca avaliadora. Os membros da banca avaliadora terão total autonomia no processo de avaliação. Cabendo a esta a decisão final de aprovação ou não do trabalho apresentado.

Cada trabalho será apresentado no tempo máximo de 20 minutos, seguidos de mais 30 minutos de argüição pelos membros da banca. A ordem e distribuição do tempo entre os avaliadores serão definidas pelo coordenador da banca ou acordada entre os seus membros.

Para os trabalhos realizados em dupla a apresentação oral da monografia será feita por apenas um dos componentes, de acordo com sorteio prévio realizado pela Comissão de TCC. O aluno sorteado não poderá transferir a apresentação para o colega. O outro componente da dupla ficará a cargo da argüição. Este também não poderá transferir a argüição para o colega. A nota da apresentação oral e da monografia escrita será a mesma para a dupla, independente do desempenho na apresentação oral e na argüição.

Após a defesa oral os membros da banca se reunirão em local reservado para discussão e definição do resultado final. O resultado final será comunicado aos alunos avaliados e uma ata de defesa será assinada.

Ao final, o TCC poderá ser classificado em três situações:

Aprovado: trabalho aprovado na íntegra.

Pendente: o trabalho não atende ás exigências mínimas e necessita de correções e ajustes. Nesse caso uma nova versão corrigida deverá ser encaminhada aos coordenadores de TCC, devidamente assinada pelo orientador.

Reprovado: caso o TCC seja reprovado, o candidato deverá refazê-lo e submetê-lo novamente até o final do período letivo seguinte.

Após a aprovação, uma cópia da versão final encadernada em capa dura deverá ser encaminha à coordenação do curso, juntamente com uma versão digital.