Seleção de professor voluntário para o Curso de Educação Física: Área de Ginástica

clip_image002

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), nos termos da Resolução no 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008 e conforme critérios específicos expressos no presente edital torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de 1 (um) professor voluntário para a Área de Ginástica.

1- Das normas para prestação de serviços voluntários:

1.1-  Esse edital segue as normas para prestação de serviços voluntários no âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM deliberadas pelo conselho Universitário em Resolução no 28 de 03/10/2008, respeitando os termos da Lei no 9.608 de 10/02/1998.

1.2-  De acordo com a Resolução CONSU no 28 de 03/10/2008, considera-se serviço voluntário as atividades não remuneradas, prestadas à Universidade por pessoas físicas, sem distinção de qualquer natureza, sejam elas brasileiras ou estrangeiras residentes no país, maiores, devidamente capacitadas e habilitadas, com objetivos que incluem o propósito do edital, ou seja, execução de atividades educacionais e/ou científicas, conforme dispõe o artigo 1o da Lei 9.608/98.

1.3-  O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

1.4-  O serviço voluntário será exercido mediante a assinatura de um termo de adesão (ANEXO 1), que será firmado pelo professor selecionado, constará obrigatoriamente a qualificação das partes, o objeto com a descrição das funções inerentes ao serviço a ser prestado, duração e horário das atividades que não poderão ser superiores a quarenta (40) horas semanais nem inferiores a dez (10) horas semanais. O termo de adesão poderá ser prorrogado, a critério da Chefia do Departamento, de comum acordo com o professor selecionado, por meio de termo aditivo.

1.5-  O professor selecionado deverá seguir as normas internas do Departamento de Educação Física bem como da UFVJM, deverá zelar pelo patrimônio público, tratar com urbanidade e respeito os dirigentes, docentes, alunos, servidores técnico-administrativos e as pessoas da comunidade usuárias dos atendimentos da Instituição, tendo o direito de receber o mesmo tratamento.

1.6-  Ao término do prazo, o professor voluntário terá direito a um certificado de serviço prestado, a partir de solicitação dirigida ao Chefe do Departamento de Educação Física, que o encaminhará para despacho pela Direção da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde FCBS/UFVJM.

1.7-  A prestação de serviço voluntário poderá ser interrompida a qualquer momento, a pedido do professor voluntário selecionado ou por conveniência do Chefe de Departamento, sem gerar qualquer ônus para ambos.

2-  Da inscrição de voluntários:

2.1- Poderão inscrever-se graduados em Educação Física na modalidade licenciatura.

2.2- Os voluntários deverão inscrever-se através de requerimento a ser preenchido (ANEXO 2) e entregue à Secretaria do Departamento de Educação Física e/ou enviado pelo email defi@ufvjm.edu.br em data estipulada a seguir (ANEXO 3).

2.3- Juntamente com o Requerimento de Inscrição os candidatos deverão entregar (enviar) a documentação exigida que consta no ANEXO 3.

2.4- O Chefe do Departamento deverá dar sua aquiescência, se entender viável e pertinente nos termos da Resolução CONSU no 28 de 03/10/2008.

3-  Do Processo Simplificado de Avaliação:

Tal processo se constituirá por:

3.1- Análise de currículo Lattes/CNPQ do professor voluntário;.

3.2- Prova escrita, com questão ou questões dissertativas referentes à Área do Conhecimento de Ginástica.

3.3- Prova didática, sobre tema referente à Área do Conhecimento de Ginástica, sorteado com 24 horas de antecedência. A prova didática terá no mínimo 30 minutos e no máximo 60 minutos.

3.4- O Processo Simplificado de Avaliação será conduzido e sob responsabilidade de uma Comissão Examinadora, composta por três docentes do Departamento de Educação Física.

3.5- Serão dispensados do Processo Simplificado de Avaliação os docentes aposentados no âmbito das Instituições de Ensino Superior Públicas e/ou docentes aprovados em Concursos Públicos em Instituições de Ensino Superior Públicas, na Área de Conhecimento de Ginástica.

3.6- O professor voluntário que não se enquadrar no item 3.5 não poderá assumir a regência de disciplinas, ficando esta a cargo de um docente efetivo da Instituição.

3.7- Os temas de estudo para as provas, bem como as datas e horários a serem cumpridos constam no ANEXO 3 deste edital.

 ANEXO 1

TERMO.DE ADESÃO

Termo de adesão que celebra _______________________________________________________ com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com vistas à prestação de serviço voluntário, nos termos da Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.

Pelo presente termo de adesão,_____________________________________________________________, de nacionalidade ____________________, estado civil ________________, identidade no ___________________, CPF no _________________________, residente na rua ______________________________________________, na cidade de ______________________________, estado _________________, compromete-se a prestar serviço voluntário a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de acordo com as cláusulas e condições seguintes:

1. O docente prestador do serviço voluntário exercerá suas atividades junto ao Departamento de Educação Física, submetido a uma jornada semanal mínima de 10 horas.

2. A atividade a ser exercida pelo docente consistirá em apoiar as aulas teóricas e práticas na Área de Ginástica e desenvolver ações de pesquisa e extensão na Área da Ginástica.

3. A prestação de serviço realizada pelo docente não será remunerada e não gerará vínculo empregatício ou funcional com a Universidade, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, nos termos da Lei no 9608/98.

4. O docente exercerá suas atividades sob subordinação hierárquica ao Chefe do Departamento de Educação Física.

5. O docente não poderá votar nem ser votado para quaisquer cargos de administração ou representação no âmbito da Universidade.

6. O docente poderá participar das reuniões do setor onde presta serviços, com direito a voz e sem direito a voto.

7. O docente compromete-se, durante o período da prestação de serviço voluntário, a observar e cumprir a legislação federal e as normas internas da Universidade, sob pena de suspensão da prestação do serviço, assegurando, em todos os casos, o direito ao contraditório e a ampla defesa.

8. A prestação de serviço voluntário dar-se-á pelo período de até 01 (um) ano a contar da data do presente Termo de Adesão, permitida a prorrogação através de Termo Aditivo, nos termos da Resolução no 28 – CONSU, de 03 de outubro de 2008.

Diamantina, ________ de ______________ de ______

__________________________________________ Professor voluntário

___________________________________________ Chefe do Departamento de Educação Física

ANEXO 2

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Eu, __________________________________________, CPF No _______________, venho através desta requerer minha inscrição no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO do Departamento de Educação Física, na Área de Ginástica.

Em anexo a este requerimento envio a seguinte documentação exigida:

1. Currículo Lattes/CNPQ ou Curriculum vitae.

2. Comprovante de Graduação em Educação Física na modalidade licenciatura.

Nome do candidato e assinatura: __________________________________________________

Data de recebimento da inscrição: ___/___/___

Assinatura do Chefe de Departamento: ___________________________________

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

Eu, __________________________________________, CPF No _______________, venho através desta requerer minha inscrição no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO do Departamento de Educação Física, na Área de Ginástica.

Em anexo a este requerimento envio a seguinte documentação exigida:

1. Currículo Lattes/CNPQ

2. Comprovante de Graduação em Educação Física na modalidade licenciatura.

Nome do candidato e assinatura: __________________________________________________

Data de recebimento da inscrição: ___/___/___

Assinatura do Chefe de Departamento: ___________________________________

ANEXO 3

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR VOLUNTÁRIO

PRAZOS, HORÁRIOS E TEMAS PARA ESTUDO

Período de Inscrição: 28 à 30 de Setembro de 2015, das 14:00 às 17:00 horas.

Local: Departamento de Educação Física, Campus JK.

Deferimento das Inscrições: dia 02 de Outubro de 2015, às 14:00 horas.

Local: Departamento de Educação Física, Campus JK.

Prova Teórica e sorteio para Prova Didática: dia 05 de Outubro de 2015 das 14:00 às 17:00 horas.

Local: sala 10 – Departamento de Educação Física, Campus JK.

Prova Didática: dia 06 de Outubro de 2015, às 14:00 horas.

Local: sala 10 – Departamento de Educação Física, campus JK.

TEMAS PARA ESTUDO:

1) Conhecimentos históricos acerca da Ginástica

2) O universo da Ginástica e seus campos de atuação

3) Características das Ginásticas reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica

4) Padrões básicos de movimento e processos pedagógicos para o ensino da Ginástica

5) Segurança e ajuda manual no processo de ensino-aprendizagem da Ginástica

6) Ginástica na Educação física escolar ; aspectos metodológicos e sistematização dos conteúdos ginásticos nos anos escolares

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO. C. Manual de ajuda em ginástica. Editora da ULBRA, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan, 2005.

NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Fundamentos das Ginásticas. Fountoura, 2009.

OLIVEIRA, M.; NUNOMURA, M. A produção histórica em ginástica e a constituição desse campo de conhecimento na atualidade. Conexões, v.10, 2012.

RUSSEL, K.; NUNOMURA, M. Uma alternativa de abordagem da ginástica na escola. R. da Educação Física/UEM. Maringá, v.13, n.1, p.123-127, 1. sem. 2002.

SOUZA, E. P. M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. Campinas, SP: [s.n.], 1997. Tese (Doutorado em Educação Física) Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s