TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Clique aqui para fazer o download do Manual do Trabalho de Conclusão de Curso – Educação Física.

Datas importantes para o alunos que apresentarão o trabalho de conclusão de curso em  2017/1:

  • 05 de setembro de 2017 -> entrega das três cópias encadernadas;
  • 12 de setembro de 2017 -> apresentação dos TCC´s – bancas;
  • 19 de setembro de 2017 -> entrega dos trabalhos pendentes com a revisão feita;
  • 26 de setembro de 2017 -> entrega da versão final em capa-dura e da cópia digital em pdf.

Clique abaixo para baixar os Trabalhos de Conclusão de Curso do acervo dos Cursos de Educação Física da UFVJM:

01 – A incidência de lesões na prática do futebol de campo: uma revisão

02 – A criança e o não brincar durante o período do recreio: um estudo de caso

03 – DA INGLATERRA PARA O MUNDO, DO URUGUAI À CORÉIA-JAPÃO, DO 2X3X5 AO 3X5X2: um passeio pela História do futebol, pelas Copas do Mundo e pelos Sistemas de Jogo utilizados pela seleção brasileira

04 – Prevalência do músculo palmar longo em acadêmicos da UFVJM

05 – Os sentidos e significados da educação física escolar para alunos (as) do ensino médio

06 – Educação Física escolar e cidadania: contribuindo para uma intervenção disruptiva 

07 – Futebol e suas interfaces com os interesses culturais do lazer 

08 – Educação Inclusiva e a Educação Física da cidade de Diamantina: Uma abordagem sobre a teoria e a prática.

09 – INCLUSÃO: A ACESSIBILIDADE FÍSICA COMO FATOR AUXILIADOR

10 – Produções acerca da Educação Física na Educação Infantil a partir da Revista Brasileira de Ciências do Esporte

11 – A Música Infantil e o Desenvolvimento Humano

12 – Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol

19 – A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSÃO DA LINGUAGEM CORPORAL EM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

20 – ESTUDO COMPARATIVO DOS EFEITOS FISIOLÓGICOS DO EXERCÍCIO REALIZADO NO MEIO AQUÁTICO E NO TERRESTRE UTILIZANDO CICLOERGÔMETRO DE MEMBROS SUPERIORES

21 – JOGAR PARA APRENDER OU APRENDER PARA JOGAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA EM FUTSAL DE DIAMANTINA/ MG.

22 – SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE DIAMANTINA – MG

23 – ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DURANTE UMA CORRIDA DE AVENTURA

30 – O efeito do período de férias na resistência de força dos membros superiores dos alunos da APAE

31 – IMAGEM CORPORAL DE DEFICIENTES INTELECTUAIS: efeitos das Danças Circulares Sagradas Ana

32 – O ALUNO SURDO E AS FACES DA INCLUSÃO: adaptar e incluir no âmbito da educação física escolar

33 – PRONTIDÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA, FATORES DE RISCO CARDÍACO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

34 – AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1ºS ANOS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG

35 – ESTUDO COMPARATIVO DO VOLUME DE TREINAMENTO PRESCRITO E DO EXECUTADO POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

36 – EFEITOS DO CONHECIMENTO DE RESULTADOS AUTOCONTROLADO NA APRENDIZAGEM MOTORA

37 – RELAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DE GORDURA E A CAPACIDADE AERÓBIA MÁXIMA EM MILITARES DO 3º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS DA CIDADE DE DIAMANTINA

38 – A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO TORCEDOR: alternativas metodológicas a partir da Educação Física

39 – O EFEITO DA IMERSÃO EM ÁGUA, EM TEMPERATURAS DIFERENTES, NO DESEMPENHO FÍSICO APÓS UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO

40 – ANÁLISE DO EQUILÍBRIO EM SURDOS E OUVINTES, COM E SEM INFORMAÇÃO VISUAL

44_TCC_Paulo

41 – LIPODISTROFIA E O EXERCÍCIO FÍSICO: análise da produção científica 

42 – POSSIBILIDADES DO ENSINO DE DANÇA NAS AULAS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma realidade em Diamantina

48 – O MODELO DE CORPO VEICULADO NA REVISTA CAPRICHO 

43 – O EFEITO DA INCLINAÇÃO SOBRE O CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO MEDIDO DURANTE O PROTOCOLO DE RAMPA

49 – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM DIAMANTINA, MG

50 – COMPARAÇÃO DO EFEITO DO TREINAMENTO AERÓBIO CONTÍNUO VERSUS ACUMULADO SOBRE O DESEMPENHO AERÓBIO DE RATOS WISTAR

51 – CONCEITO DE GÊNERO: implicações no âmbito escolar. 

52- FAZENDO ARTE COM AS MENINAS DA VILA: reflexões sobre o ensino de dança.

53 – NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE SEMINARISTAS CATÓLICOS EM REGIME DE INTERNATO DA CIDADE DE DIAMANTINA-MG

54_ Paulo

59 – A DETECÇÃO DO TALENTO ESPORTIVO ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

60 – ANÁLISE DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DE PARTICIPANTES DE UMA COMPETIÇÃO MULTI ESPORTE DE AVENTURA DE LONGA DURAÇÃO

61 – A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VIGOREXIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO

62 – ENSINO OU PASSATEMPO? BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

63 – PROFESSOR QUER TRABALHAR NA ESCOLA? AS INTENÇÕES DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFVJM PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

64 – OFICINA DO BRINCAR – II COLÔNIA DE FÉRIAS E OS INTERESSES CULTURAIS DO LAZER

65- O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM O CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

67 – QUEM NÃO SONHOU EM SER UM JOGADOR DE FUTEBOL?: Um estudo exploratório do futebol como campo de trabalho

68 – TREINAMENTO TÉCNICO TÁTICO NA SELEÇÃO DE FUTSAL DE DIAMANTINA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE A METODOLOGIA DE TRABALHO

69 – O EFEITO HIPOTENSOR DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO NÃO É DIFERENTE EM PROTOCOLO DE EXERCÍCIO CONTÍNUO OU FRACIONADO EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS

70 – O BUTÔ COMO CAMINHO PARA UMA DANÇA PESSOAL

71 – REFLEXÕES SOBRE O HATHA YOGA COMO EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIDADE CORPORAL

72 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o contexto da UFVJM

73 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE DIAMANTINA

74 – CONCEPÇÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS NA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 

75 – DOSE-RESPONSE RELATIONSHIP OF MUSCLE PERFOMANCE TO WHOLE-BODY VIBRATION

76 -0 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: um estudo a partir dos olhares de egressos

77 – LAZER E SAÚDE: reflexões sobre as publicações na revista Licere.

78 – Estudo da correlação entre a força máxima estimada por equações preditivas e o desempenho de praticantes de musculação durante uma competição de supino reto na barra livre

79 – EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO SOBRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL DE CAMUNDONGOS KNOCKOUT PARA O RECEPTOR MAS

80 – EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O DESEMPENHO AERÓBIO DE ANIMAIS KNOCKOUT PARA RECEPTOR MAS

 

81 – AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma reflexão sobre o contexto das escolas estaduais de Diamantina, Minas Gerais.

82 – A SAÚDE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: estudo de caso

83 – DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TERCEIRA IDADE: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS Danielle e Natalia

84 – Artes marciais: Aspectos e imbricações na Educação Física Escolar

85 – INSATISFAÇÃO CORPORAL E TRANSTORNOS ALIMENTARES EM JOVENS ATLETAS: estudo de revisão

86 – LAZER E IDOSOS: Análises sobre as publicações do seminário “O Lazer em Debate”

87 – GINÁSTICA NA MÍDIA TELEVISIVA

89 – O FUTEBOL SOCIETY COMO OPÇÃO DE LAZER: um estudo a partir de um grupo de “peladeiros” da cidade de Gouveia, Minas Gerais Anderson

90 – LAZER E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: perspectivas de lazer presentes no jornal Voz de Diamantina

91- MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS E DE LAZER DA CIDADE DE SERRO/MG: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO DIREITO SOCIAL AO LAZER

92 – O EDUCADOR FÍSICO EM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO: Um relato de experiência

93 – CARGA FÍSICA EM ATLETAS DA CATEGORIA SUB-20 DURANTE PARTIDAS OFICIAIS DE FUTEBOL DE CAMPO DE UM CLUBE DA SÉRIE “A” DO CAMPEONATO BRASILEIRO

94 – REFLETINDO SOBRE PROJETOS ESPORTIVOS SOCIAIS E A CAPOEIRA 

95 – OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA DEPRESSÃO 

97 – EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE ANGIOGÊNESE E HIPERTROFIA MUSCULAR ESQUELÉTICA EM HOMENS JOVENS

98 – ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS COM FOCO NAS INTERVENÇÕES DO BULLYING NA ESCOLA

99 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DIAMANTINA: O REGISTRO DA PRÁTICA GYMNÁSTICA

100 – GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões acerca da estrutura organizacional de seus conteúdos

101- ESPORTES DE RAQUETE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: relato dos limites e perspectivas de uma experiência com o Badminton em uma escola pública de Diamantina

102 – ANÁLISE DO EIXO TEMÁTICO GINÁSTICA PRESENTE NOS CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS

103 – CLUBE DE FUTEBOL TIJUCO: (re) contando sua história e (re) conhecendo um personagem

104 – OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFVJM E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

105 – O EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA DE MEMBROS INFERIORES

106 – RELATOS DO USO DO CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE DIAMANTINA

107 – A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão bibliográfica 

108 – EFEITOS DO TREINAMENTO DE CORRIDA INTERVALADA DE ALTA INTENSIDADE NO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO E FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO DE INDIVÍDUOS JOVENS

109 – O CORPO E A SAÚDE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s