TCC – INFORMAÇÕES E ACERVO

Manual do Trabalho de Conclusão de Curso

Clique aqui para fazer o download do Manual do Trabalho de Conclusão de Curso – Educação Física.

Datas importantes para o alunos que apresentarão o trabalho de conclusão de curso em  2017/1:

  • 05 de setembro de 2017 -> entrega das três cópias encadernadas;
  • 12 de setembro de 2017 -> apresentação dos TCC´s – bancas;
  • 19 de setembro de 2017 -> entrega dos trabalhos pendentes com a revisão feita;
  • 26 de setembro de 2017 -> entrega da versão final em capa-dura e da cópia digital em pdf.

Clique abaixo para baixar os Trabalhos de Conclusão de Curso do acervo dos Cursos de Educação Física da UFVJM:

01 – A incidência de lesões na prática do futebol de campo: uma revisão

02 – A criança e o não brincar durante o período do recreio: um estudo de caso

03 – DA INGLATERRA PARA O MUNDO, DO URUGUAI À CORÉIA-JAPÃO, DO 2X3X5 AO 3X5X2: um passeio pela História do futebol, pelas Copas do Mundo e pelos Sistemas de Jogo utilizados pela seleção brasileira

04 – Prevalência do músculo palmar longo em acadêmicos da UFVJM

05 – Os sentidos e significados da educação física escolar para alunos (as) do ensino médio

06 – Educação Física escolar e cidadania: contribuindo para uma intervenção disruptiva 

07 – Futebol e suas interfaces com os interesses culturais do lazer 

08 – Educação Inclusiva e a Educação Física da cidade de Diamantina: Uma abordagem sobre a teoria e a prática.

09 – INCLUSÃO: A ACESSIBILIDADE FÍSICA COMO FATOR AUXILIADOR

10 – Produções acerca da Educação Física na Educação Infantil a partir da Revista Brasileira de Ciências do Esporte

11 – A Música Infantil e o Desenvolvimento Humano

12 – Diferentes percentuais para o cálculo da meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol

19 – A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSÃO DA LINGUAGEM CORPORAL EM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

20 – ESTUDO COMPARATIVO DOS EFEITOS FISIOLÓGICOS DO EXERCÍCIO REALIZADO NO MEIO AQUÁTICO E NO TERRESTRE UTILIZANDO CICLOERGÔMETRO DE MEMBROS SUPERIORES

21 – JOGAR PARA APRENDER OU APRENDER PARA JOGAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA EM FUTSAL DE DIAMANTINA/ MG.

22 – SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE DIAMANTINA – MG

23 – ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS DURANTE UMA CORRIDA DE AVENTURA

30 – O efeito do período de férias na resistência de força dos membros superiores dos alunos da APAE

31 – IMAGEM CORPORAL DE DEFICIENTES INTELECTUAIS: efeitos das Danças Circulares Sagradas Ana

32 – O ALUNO SURDO E AS FACES DA INCLUSÃO: adaptar e incluir no âmbito da educação física escolar

33 – PRONTIDÃO PARA ATIVIDADE FÍSICA, FATORES DE RISCO CARDÍACO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

34 – AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 1ºS ANOS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG

35 – ESTUDO COMPARATIVO DO VOLUME DE TREINAMENTO PRESCRITO E DO EXECUTADO POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

36 – EFEITOS DO CONHECIMENTO DE RESULTADOS AUTOCONTROLADO NA APRENDIZAGEM MOTORA

37 – RELAÇÃO ENTRE O PERCENTUAL DE GORDURA E A CAPACIDADE AERÓBIA MÁXIMA EM MILITARES DO 3º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS DA CIDADE DE DIAMANTINA

38 – A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO TORCEDOR: alternativas metodológicas a partir da Educação Física

39 – O EFEITO DA IMERSÃO EM ÁGUA, EM TEMPERATURAS DIFERENTES, NO DESEMPENHO FÍSICO APÓS UMA SESSÃO DE EXERCÍCIO

40 – ANÁLISE DO EQUILÍBRIO EM SURDOS E OUVINTES, COM E SEM INFORMAÇÃO VISUAL

41 – LIPODISTROFIA E O EXERCÍCIO FÍSICO: análise da produção científica 

42 – POSSIBILIDADES DO ENSINO DE DANÇA NAS AULAS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma realidade em Diamantina

48 – O MODELO DE CORPO VEICULADO NA REVISTA CAPRICHO 

43 – O EFEITO DA INCLINAÇÃO SOBRE O CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO MEDIDO DURANTE O PROTOCOLO DE RAMPA

49 – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM DIAMANTINA, MG

50 – COMPARAÇÃO DO EFEITO DO TREINAMENTO AERÓBIO CONTÍNUO VERSUS ACUMULADO SOBRE O DESEMPENHO AERÓBIO DE RATOS WISTAR

51 – CONCEITO DE GÊNERO: implicações no âmbito escolar. 

52- FAZENDO ARTE COM AS MENINAS DA VILA: reflexões sobre o ensino de dança.

53 – NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE SEMINARISTAS CATÓLICOS EM REGIME DE INTERNATO DA CIDADE DE DIAMANTINA-MG

59 – A DETECÇÃO DO TALENTO ESPORTIVO ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

60 – ANÁLISE DO ESTADO DE HIDRATAÇÃO DE PARTICIPANTES DE UMA COMPETIÇÃO MULTI ESPORTE DE AVENTURA DE LONGA DURAÇÃO

61 – A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VIGOREXIA E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO

62 – ENSINO OU PASSATEMPO? BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

63 – PROFESSOR QUER TRABALHAR NA ESCOLA? AS INTENÇÕES DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFVJM PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

64 – OFICINA DO BRINCAR – II COLÔNIA DE FÉRIAS E OS INTERESSES CULTURAIS DO LAZER

65- O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM O CONTEÚDO DE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

67 – QUEM NÃO SONHOU EM SER UM JOGADOR DE FUTEBOL?: Um estudo exploratório do futebol como campo de trabalho

68 – TREINAMENTO TÉCNICO TÁTICO NA SELEÇÃO DE FUTSAL DE DIAMANTINA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA SOBRE A METODOLOGIA DE TRABALHO

69 – O EFEITO HIPOTENSOR DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO NÃO É DIFERENTE EM PROTOCOLO DE EXERCÍCIO CONTÍNUO OU FRACIONADO EM INDIVÍDUOS NORMOTENSOS

70 – O BUTÔ COMO CAMINHO PARA UMA DANÇA PESSOAL

71 – REFLEXÕES SOBRE O HATHA YOGA COMO EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIDADE CORPORAL

72 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o contexto da UFVJM

73 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE DIAMANTINA

74 – CONCEPÇÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS NA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 

75 – DOSE-RESPONSE RELATIONSHIP OF MUSCLE PERFOMANCE TO WHOLE-BODY VIBRATION

76 -0 O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: um estudo a partir dos olhares de egressos

77 – LAZER E SAÚDE: reflexões sobre as publicações na revista Licere.

78 – Estudo da correlação entre a força máxima estimada por equações preditivas e o desempenho de praticantes de musculação durante uma competição de supino reto na barra livre

79 – EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO SOBRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL DE CAMUNDONGOS KNOCKOUT PARA O RECEPTOR MAS

80 – EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O DESEMPENHO AERÓBIO DE ANIMAIS KNOCKOUT PARA RECEPTOR MAS

81 – AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma reflexão sobre o contexto das escolas estaduais de Diamantina, Minas Gerais.

82 – A SAÚDE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: estudo de caso

83 – DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TERCEIRA IDADE: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS Danielle e Natalia

84 – Artes marciais: Aspectos e imbricações na Educação Física Escolar

85 – INSATISFAÇÃO CORPORAL E TRANSTORNOS ALIMENTARES EM JOVENS ATLETAS: estudo de revisão

86 – LAZER E IDOSOS: Análises sobre as publicações do seminário “O Lazer em Debate”

87 – GINÁSTICA NA MÍDIA TELEVISIVA

89 – O FUTEBOL SOCIETY COMO OPÇÃO DE LAZER: um estudo a partir de um grupo de “peladeiros” da cidade de Gouveia, Minas Gerais Anderson

90 – LAZER E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: perspectivas de lazer presentes no jornal Voz de Diamantina

91- MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS E DE LAZER DA CIDADE DE SERRO/MG: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO DIREITO SOCIAL AO LAZER

92 – O EDUCADOR FÍSICO EM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO: Um relato de experiência

93 – CARGA FÍSICA EM ATLETAS DA CATEGORIA SUB-20 DURANTE PARTIDAS OFICIAIS DE FUTEBOL DE CAMPO DE UM CLUBE DA SÉRIE “A” DO CAMPEONATO BRASILEIRO

94 – REFLETINDO SOBRE PROJETOS ESPORTIVOS SOCIAIS E A CAPOEIRA 

95 – OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA DEPRESSÃO 

97 – EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE ANGIOGÊNESE E HIPERTROFIA MUSCULAR ESQUELÉTICA EM HOMENS JOVENS

98 – ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS COM FOCO NAS INTERVENÇÕES DO BULLYING NA ESCOLA

99 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DIAMANTINA: O REGISTRO DA PRÁTICA GYMNÁSTICA

100 – GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: reflexões acerca da estrutura organizacional de seus conteúdos

101- ESPORTES DE RAQUETE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: relato dos limites e perspectivas de uma experiência com o Badminton em uma escola pública de Diamantina

102 – ANÁLISE DO EIXO TEMÁTICO GINÁSTICA PRESENTE NOS CONTEÚDOS BÁSICOS COMUNS

103 – CLUBE DE FUTEBOL TIJUCO: (re) contando sua história e (re) conhecendo um personagem

104 – OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFVJM E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

105 – O EFEITO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA DE MEMBROS INFERIORES

106 – RELATOS DO USO DO CONTEÚDO BÁSICO COMUM (CBC) POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE DIAMANTINA

107 – A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão bibliográfica 

108 – EFEITOS DO TREINAMENTO DE CORRIDA INTERVALADA DE ALTA INTENSIDADE NO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO E FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO DE INDIVÍDUOS JOVENS

109 – O CORPO E A SAÚDE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

117 – BUSCANDO COMPREENDER O ITEM AVALIAÇÃO EM PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Primeiras Aproximações. 

118 – SUCESSO ESCOLAR: Análise das Produções Científicas com Foco nas Avaliações das Escolas Públicas Brasileiras

119 – A ATIVIDADE FÍSICA COMO MEIO DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS EM DIAMANTINA- MG Diamantina

121 – ATIVIDADES LÚDICAS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ESPECTRO AUTISTA: uma revisão bibliográfica

122 – AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS ENERGÉTICOS COMERCIALIZADOS EM DIAMANTINA, MINAS GERAIS

123 – Cinema, Educação e Lazer: Uma revisão dos periódicos Licere, Pensar a Prática e RBCE entre 2004 a 2014

124 – Rítmica Dalcroze e o Cancioneiro Infantil: reflexões e possibilidades de sensibilização corporal e musical

126 – AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFVJM

127 – COMPARAÇÃO DOS EFEITOS DO TREINAMENTO DE CORRIDA INTERVALADA DE ALTA INTENSIDADE VERSUS CONTÍNUA DE INTENSIDADE MODERADA NO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO DE INDIVÍDUOS NÃO TREINADOS

128 – TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA EM HOMENS

129 – VERIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA BIOESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

150 – O BADUANJIN E AS TÉCNICAS CORPORAIS CHINESAS

151 – O PEQUENO PRÍNCIPE: Considerações acerca da Ludicidade e da Educação Física a partir da obra de Antoine de Saint-Exupéry

152 – DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: Breve revisão bibliográfica

153 – AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Estudo de revisão bibliográfica

154 – O CARÁTER LAICO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DO CASO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE DIAMANTINAMINAS GERAIS.

155 – PRINCÍPIOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS DO JIU-JITSU

156 – A DISTINÇÃO ENTRE MENINOS E MENINAS IMPOSTA PELA SOCIEDADE E SEUS IMPACTOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura

157 – AFRICANIDADES BRASILEIRAS E A DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

158 – LEVANTAMENTO DA DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

159 – INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

160 – A PRÁTICA DO POLE DANCE E OS SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

161- EFEITOS DO TREINAMENTO ITERVALADO DE ALTA INTENSIDADE VERSUS TREINAMENTO CONTINUO, NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA

162 – AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS DE CREATINA PARA ATLETAS COMERCIALIZADOS EM DIAMANTINA, MINAS GERAIS

163- O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO RBCE

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s